Inbound Marketing: Como atrair clientes na Internet e gerar resultados

O principal produto que existe na internet é a informação (conteúdo), seja de forma escrita, audiovisual, interativa, ou simplesmente um registro fotográfico. Você provavelmente chegou a esta página por que estava buscando alguma informação, ou então clicou num link de outro site ou rede social. Isto tudo é Inbound Marketing, e perceba que funcinou muito bem, afinal, nosso conteúdo te atraiu até o nosso site.

Uma das formas mais eficientes de atrair clientes na internet é pagar por propagandas (Banners, Links Patrocinados, etc.), isso no entanto demanda altos custos e manutenção constante. As propagandas pagas são efetivas e devem ser usadas, mas o problema é que quando você para de pagar, automaticamente suas vistas também param de chegar. É aqui que entra o Inbound Barketing, uma metodologia que visa criar uma base permanente de visitas, através do conteúdo que você mesmo pode gerar, a partir do seu próprio conhecimento, e da sua experiência com seu negócio.

Inbound Marketing vs OutBound Maketing

A essência do Inbound Marketing é o interesse do visitante, o que leva naturalmente a uma atração pelo conteúdo que ele já está buscando. Por outro lado Oubound Marketing é toda iniciativa de chamar a atenção de qualquer possível comprador usando alguma forma de intromissão, que muitas vezes gera repulsão.

Outbound vs Inbound Marketing

[fonte]Esta diferença pode ser melhor observada no infográfico desenvolvido do site Viver de Blog.[/fonte]

Na verdade, a idéia de atrair clientes com conteúdo não é tão nova assim, os almanaques de farmácia (ou pharmácia) já tinham esta função há bastante tempo. Outro exemplo de sucesso é o Guia Michelin que desde 1900 promove o turismo para motivar o uso dos automóveis na Europa. A maioria dos almanaques e guias impressos já não é mais publicada, mas alguns conseguiram sobreviver ao tempo e ao migrar para o meio online, como o Guia 4 Rodas. Vale a pena conhecer uma edição digitalizada do Almanaque Sadol, que era distribuído nas farmácias desde 1945.

Como Atrair Mais Visitantes

O conceito de Inbound Marketing é exatamente atrair visitantes para suas páginas a partir das pesquisas que eles fazem nos mecanismos de busca. Desta forma estamos apresentando respostas para as perguntas que realmente estão sendo feitas, e não simplesmente apresentando uma solução e esperando que alguém tenha o problema. Mas como descobrir o que as pessoas estão buscando em suas pesquisas online?

AnalyticsPara conhecer seu público-alvo online não é necessário contratar uma pesquisa de mercado. Os relatórios de visitas de seu site (ex: Analytics) já fornecem uma série de informações importantes como, por exemplo, as palavras-chave das busca que trouxeram seus visitantes. Com estas palavras-chave você já pode começar a planejar novas páginas/posts que respondam a estes questionamentos, e uma quantidade suficientes de páginas/posts sobre um determinado assunto pode te colocar como uma autoridade sobre este assunto.

Uma vez que suas páginas estejam atraindo mais visitantes, e te trazendo novos contatos (leads), seu relacionamento com eles permitirá conhecer suas necessidades e apresentar soluções reais e personalizadas. Este processo gera confiança e novas indicações, o que aumentará exponencialmente seu número de visitas, leads, relacionamentos e vendas.

A metodologia de Inbound Marketing é simples, lógica e eficiente, e na prática requer um pouco de trabalho inicial, até adquirir o hábito de escrever com frequência. Uma vez que você saiba para quem está escrevendo e quais são suas principais perguntas, você poderá atrair muito mais visitantes que estejam buscando por perguntas que você pode responder. E não se preocupe se você não tem habilidades de redação (a maioria de nós não tem), lembre-se sempre existem parceiros que podem te ajudar em cada passo do processo.

É importante mencionar que conteúdo de qualidade é o mais importante para atrair seus visitantes, mas bons resultados de posicionamento (ranking) só serão conseguidos com um visual atraente que inspire confiança dentro de um website devidamente construído nos padrões de design para Web (SEO).

Para conhecer mais a fundo esta metodologia inovadora para o meio online, faça o download gratuito de nosso eBook sobre Inbound Marketing.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x