Empoderamento Digital – Passo 5: Redes Sociais, Emails e seu relacionamento online
Martina cuida das redes sociais para sua mãe, que tem uma empresa de eventos. Elas tentam acompanhar as tendências e tecnologias, e hoje já estão presentes no Facebook, Pinterest, Twitter, Google+, YouTube, Linkedin e Flickr, mas são tantas opções que deixam Martina meio atordoada. O que ela gostaria mesmo de saber é como se relacionar com seu público e medir os resultados de todo este esforço.
Até aqui já vimos como fazer seu blog, identificar seu público-alvo, usar seu conteúdo para atrair mais visitantes e estamos no processo de transformar visitantes em clientes. No processo de compra nossos clientes em potencial passam pela Trajetória do Cliente, que tem 4 etapas diferentes: Descoberta > Reconhecimento do Problema > Consideração da Solução > Decisão de Compra. Para identificar cada uma desta etapas usaremos também 4 estratégias distintas: Atrair > Converter > Relacionar > Encantar
No post anterior já falamos como Atrair e Converter, aqui vamos falar sobre Relacionar.
Como vender pelo Facebook e outras redes sociais
O mais importante para escolher o canal de relacionamento ideal que poderá gerar vendas, é descobrir onde o seu público está e frequentar os canais que ele frequenta. Você certamente conseguirá mais oportunidades de negócio se for de encontro com quem está procurando coisas relacionadas aos seus valores e crenças. Os semelhantes se atraem!
Martina pesquisava informalmente entre suas clientes, e puxava assuntos para saber em quais redes sociais elas estavam mais ativas. Ela até instalou uma enquete no seu site para saber quais as redes sociais mais utilizadas pelas suas visitantes: “Como você prefere se manter informada? Portais de Notícias, Pesquisas no Google, Redes Sociais, Email ou Feeds RSS”. Com as respostas que colhia ela conseguiu montar uma estratégia de ação muito mais eficiente, pois sabia exatamente como alcançar suas clientes.
O Grupo de Empreendedorismo Materno da Maternarum existem para compartilhar as experiências, então procure nos tópicos existentes, lembre-se que este espaço é para você também lançar suas perguntas e acompanhar as respostas sobre as tendências do seu público, com outras mães que trabalham no mesmo ramo. Não acreditamos em concorrência, mas em colaboração: “Juntas somos mais fortes”!
Grupos e Fóruns de Discussão
Cada público tem características próprias de consumo de conteúdo, alguns negócios tem seus clientes pesquisando muito no YouTube, outros usam fóruns de discussão. Até mesmo o Yahoo Respostas pode ser uma boa fonte de relacionamento e reconhecimento das demandas do seu público (mas sem propagandas explícitas).
Participar de grupos no Facebook e fóruns de discussão especializados é fundamental para perceber as necessidades que seu público está apresentando, e também para descobrir demandas reprimidas que podem trazer idéias para novos produtos e serviços altamente rentáveis. A maioria dos grupos e fóruns não permite propaganda explícita – e até pega mal criar tópicos para se divulgar – mas fique de olho nos tópicos e comentários existentes, são excelentes oportunidades de oferecer suas soluções.
Twitter, Pinterest, Tumblr, Instagram e Google+
Estas redes sociais se caracterizam pela agilidade de compartilhamento e o alto volume de dados, a maioria tem sua popularidade baseada em aplicativos de celular. No entanto, não são tão populares como o Facebook, nem tem tantas possibilidades de alcance direcionado ou relatórios de público tão detalhados. O importante é perceber: se você usa um determinado serviço, outras pessoas com os mesmos interesses também usam? Provavelmente sim. Você pode se surpreender ao descobrir redes obscuras onde tem muita coisas coisa acontecendo relacionada ao seu negócio. Mantenha-se atenta!
Foursquare (Swarm) e Google Meu Negócio
Estas redes sociais funcionam melhor para empresas locais que colocam seus negócios no mapa. O segredo aqui é lançar ofertas por tempo limitado e mapear quando as pessoas fazem check-in. Se o seu negócio tem um loja, crie agora mesmo sua página no Foursquare e incentive seus visitantes a fazer Checkin em troca de algum benefício.
Linkedin – Relacionamentos estritamente profissionais
O Linkedin é uma rede social de profissionais, onde o principal foco é a carreira e os negócios. É muito importante ter um perfil e cadastrar sua empresa no Linkedin, mas para divulgar no Linkedin valem mas mesmas regras para grupos e fóruns de discussão.
Email não é Marketing, é relacionamento
Hoje em dia cada vez menos pessoas prestam atenção nos emails que não estão esperando. As caixas de SPAM vivem cheias e cada dia mais precisamos ser relevantes para comunicar com eficiências usando ferramentas de Mailing. Aqui vão algumas dicas essenciais para ter bons resultados usando o “Email Marketing“:
- Não envie email para quem não te conhecer, minimize as chances de ser marcada como SPAM;
- Clie listas segmentadas por perfil do público-alvo (Personas) e Etapas da Trajetória do Cliente, desta forma você sempre mandará o conteúdo apropriado no momento certo;
- Mantenha seu conteúdo relevante, cada persona tem necessidades diferentes, em cada momento da trajetória;
- Defina o conteúdo das campanhas para que seja interessante, atraente e direcionando para cada segmento – continue sendo relevante;
- Trate seu público com respeito e personalidade – evite mensagens genéricas para quem não assinou sua newsletter (últimas notícias);
- Mantenha suas mensagens curtas e instigantes, para que seu Lead leia rápido e queira saber mais, e clique para ver mais;
- Defina suas metas e frequência de envios: nem tanto que se torne impertinente (rejeitável), nem tão pouco que seja esquecida (irrelevante);
- Antes de enviar, teste seus emails em filtros de SPAM online como o mail-tester;
- Analise seus relatórios de respostas, rejeições e cancelamentos para perceber como está sua aceitação via email e faça os ajustes necessários;
- Revisite sua lista de Leads e faça uma faxina preventiva, elimine quem não clica em nada a mais de 6 meses; quem sentir falta de você, certamente vai te procurar.
Existem muitos outros detalhes neste processo, mas queremos que você já comece suas campanhas de email marketing do jeito certo, para obter resultados reais e mais conversões. Quanto melhor seu relacionamento com seus Leads, melhor você poderá atender seus clientes e ampliar a confiança que eles depositam em sua Marca. Para medir seus resultados com Email Marketing recomendo o RD Station (plataforma completa e Inbound Marketing) ou ferramentas gratuitas como o MailChimp e Mandrill.
Martina reparou que as vezes recebia emails de empresas interessantes mas que o conteúdo não se mostrou relevante e ela então pediu o cancelamento da inscrição. Por sorte Martina era muito disciplinada e sempre enviava seus emails personalizados, e até já tinha separado grupos de interesse no Outlook. Eventualmente alguém pedia para não receber mais emails ou então para receber outros assuntos também, e ela fazia isso manualmente.
Links Patrocinados – Propagandas Pagas
Tanto os buscadores quanto as redes sociais são sistemas que armazenam dados sobre de seus visitantes e membros. Conforme estes sistemas vão crescendo em número de usuários – que voluntariamente informam suas preferencias pessoais – eles vão juntando informações demográficas, preferências de consumo e comportamento de cada um de seus membros: quais os links mais visitados, as páginas e assuntos você curte, os horários que você está online e sua localização geográfica, entre outros. Junte a informação de consumo de milhares de usuários e segmente por perfil de interesse, e você tem o maior sistema de CRM do mundo. Este sistema está a disposição de todos os membros na forma de propagandas direcionadas aos interesses do público segmentado. Aqui veremos os dois principais programas de propaganda online.
Google AdWords
Os mecanismo de busca do Google é o mais relevante pois há anos vem indexando o conteúdo de milhões de páginas diariamente, para posicionar num ranking por relevância de acordo com cada pesquisa feita. Para garantir que seu site apareça no topo do resultado das pesquisas, você pode pagar por este servição ao Google (e aos outros buscadores também). O Google Adwords funciona como um leilão para definir quem aparece primeiro até acabar o orçamento diário, liberando espaço para os próximos da fila. Dependendo dos grupos de palavras chave você poderá gastar mais ou menos do seu orçamento, dependendo da concorrência de cada palavra-chave. Algumas palavras-chave com concorrência alta podem custar vários reais por clique. Planeje bem suas campanhas antes de lançar e tenha sempre uma página de chegada adequada para cada palavra-chave.
Google AdSense
Enquanto alguns sites estão pagando para aparecer nas buscas do Google e em sites parceiros, outros estão ganhando pelo espaço disponibilizado em seus próprios sites para estas propagandas. o Google AdSense é um sistema de monetização que permite você escolher que tipo de propagandas do Google você gostaria que aparecesse em áreas privilegiadas do seu site. Quando algum visitante seu clicar num link patrocinado você receberá uma parte do valor que o Google receberá do anunciante. Se você tem um blog estilo revista digital, sobre muito assuntos sem divulgar uma marca específica o Google Adsense pode ser uma excelente fonte de recursos, desde que você tenha uma grande visitação.
Facebook Ads
A maior rede social do mundo não ficaria de fora desta forma revolucionária de ganhar dinheiro: usando conteúdo. O Facebook mesmo não produz nenhum conteúdo para atrair visitantes, apenas gerencia um sistema de relacionamento online com funções de popularidade como curtir e compartilhar o conteúdo de seus usuários. O conceito básico do Facebook Ads é impulsionar estes conteúdos atraindo exatamente o público interessado. O Facebook “aprende” a partir dos interesses que você indica ao preencher seu perfil e das páginas que você curte.
Desta forma ele consegue ser muito mais específico e eficiente do que o Google Ads para campanhas em que você sabe exatamente o público que deseja alcançar. A desvantagem é que ele apenas alcança os membros logados no Facebook.
Faça o Google e o Facebook trabalharem pra você
Talvez você não saiba, mas todo o conteúdo que você publica nas redes sociais vira propriedade delas, e seu conteúdo pode ser removido a qualquer momento sem direito a reclamação. Lembra do Orkut? Quantas empreendedoras como você investiram tempo e recursos para se divulgar e montar uma rede de contatos que simplesmente não existe mais. Além disso, as redes sociais como o Facebook e o Twitter são muito efêmeras, e sua publicação pode simplesmente passar despercebida.
Repense suas estratégia de conteúdo, planeje suas publicações publique em seu site/blog, assim você estará construindo uma base de conteúdo de sua propriedade, com total controle de sua base de contatos (Leads). Quando publicar um novo artigo, prepare sua publicação e compartilhe seu link nas redes sociais, o que fará com que seus seguidores e compartilhamentos visitem seu site, e possam conhecer o que mais você tem a oferecer. Com o post no seu blog, o Google poderá indexar e encontrar seu conteúdo com muito mais eficiência do que se estivesse nas redes sociais. Isso fortalece sua marca e posiciona melhor seu domínio no meio das outras respostas das pesquisas.
Publicação Automática nas Redes Sociais
Quando desenvolver seu site/blog, encontre uma plataforma que ofereça a possibilidade de publicação automática em suas redes sociais. Desta forma, assim que você publicar em seu blog, suas redes sociais serão atualizadas e receberão o link que trará os visitantes de volta para para o seu Site. =)
Facebook Debugger
Esta é uma excelente ferramenta de verificação de links que ainda serão compartilhados> https://developers.facebook.com/tools/debug/
Com o Debugger você verá uma prévia de sua publicação antes de enviar para o Facebook, e pode garantir que seu post aparecerá com o destaque desejado. Experimente usar imagens destacadas de pelo menos 640×360 px e veja como a foto se destaca muito mais na hora de compartilhar.
Continue Aprendendo e Analisando seus Resultados
Para saber se seus resultados são satisfatórios site precisa de uma boa ferramenta de análise, como o Analytics e Insights. Se puder investir numa solução mais completa de relacionamento digital experimente o RD Station. Com estas métricas você poderá verificar o que está funcionando e decidir seus próximos passos.
Estas dicas são essenciais para aplicar o Marketing de Conteúdo em seu site para colocar seu negócio na internet, permitindo contruir uma base permanente de visitas com respostas para as perguntas do seu público. Se precisar de ajuda, pode entrar em contato.