Empoderamento Digital Passo 7: Analise seus resultados e planeje seus próximos passos
Naomi está segura de seu posicionamento na internet, e sua presença online já rende bons frutos. Agora ela pretende avançar com ações mais agressivas de Marketing Digital. O que Naomi ainda não aprendeu foi como entender os relatórios de visitas e métricas demográficas que apontem um caminho para acertar cada vez mais em suas campanhas de Marketing Digital.
A parte mais importante de qualquer estratégia de marketing digital é o acompanhamento dos resultados. Esta parte deve ser alinhada entre suas duas equipes da área comercial: marketing e vendas. A equipe de Marketing faz a parte da atração e a equipe de Vendas faz a parte de fechamento das vendas e encantamento do cliente com seu atendimento exemplar. Pode ser que no seu caso seja mesma pessoa faça as duas coisas, infelizmente é mais trabalho pra ela, porém a vantagem é saber dos dados em primeira mão, pois a interação entre vendas e marketing deve ser ativa e constante.
Mariana cuida da divulgação da empresa da mãe, Naomi. O trabalho de análise dos resultados funcionará bem se a Mariana informar as ações de marketing para a Naomi que poderá verificar com suas clientes quais foram fruto de quais ações. Por ex.: Quem veio através de uma campanha do site, ou do Facebook, ou de uma panfletagem, ou da rádio. Com os dados que a Naomi coleta, Mariana saberá quais canais estão funcionando melhor e trazendo mais clientes. Isso ajudará o negócio delas a acertar cada vez mais nos investimentos de Marketing Digital.
Nem sempre saberemos qual foi primeiro canal de contato, ou qual foi o decisivo, mas é bem provável que as clientes tenham descoberto seu negócio de diversas formas, e no momento oportuno realizaram suas compras. O mais importante é descobrir o momento da jornada de cada visitante para fazer a bordagem correta e não atropelar o processo e comprometer o relacionamento.
Como medir seus resultados em Marketing Digital
Medir resultados online é muito mais fácil do que por meio de outros canais que não podemos rastrear, como rádio, TV, Outdoor, impressos, etc. Quando conseguimos identificar nossos clientes pelo nome, emails e outras formas de contato, podemos oferecer um atendimento mais pessoal e entender as reais necessidades de cada cliente em potencial. Estudos indicam que clientes vindos do Marketing Digital (inbound) tem uma taxa de fechamento 8x maiores que os clientes de marketing tradicional (outbound).
Para saber como seu esforço online está trazendo resultados, é muito importante usar as métricas do Google Analytics e o Facebook Insights. Entender o que atrai seu público, e os assuntos com maior engajamento, são informações essenciais para decidir suas próximas ações e assuntos mais populares. Se você aprende que seu público consuma visitar sua página em determinado horário, programe seus posts para logo antes deste horário, assim ele sempre terá novidades. A faixa etária e outros dados demográficos de seus visitantes também são muito importantes para ajustar seu discurso e ser mais relevante para quem está te seguindo. Se você pretende levar a sério o compromisso de gerar conteúdo relevante para seu público, considere soluções mais completas em marketing de conteúdo, como o RD Station.
Ative as opções demográficas e de interesse do Google Analytics para conhecer melhor o perfil de seu público-alvo. Isso permitirá saber quem realmente está visitando suas páginas e ajudará a planejar novas formas de atrair este perfil de visitantes. Outra informação muito importante para identificar as origens de tráfego para o seu site são as palavras-chave de mecanismos de busca. Esta informação te dará muito mais precisão no conhecimento do que atrai pessoas para cada página do seu site e certamente ajudará a entender as demandas, possivelmente te sugerindo nvos assuntos a serem abordados. Talvez você precise de ajuda do seu desenvolvedor que ativar este recurso adicional no relatório de aquisições do Google Analytics.
Outra forma de acompanhar as tendências é seguir e monitorar as páginas de outras marcas que oferecem o mesmo produto/serviço que você. Se você tem outras parceiras de mercado podem compartilhar este conhecimento para que possam crescer juntas. Se ainda não tem procure na Rede Maternarum algumas mães que produzem algo similar ao seu para aprenderem juntas e trocarem conhecimento.
Ainda não tem visitas suficientes? Anuncie!
Quando você começa a publicar conteúdo em seu site/blog, demora um tempo até que seu domínio ganhe reputação suficiente e posicionamento no Google, Bing, Yahoo, etc. Para impulsionar este primeiro momento e tornar seu nome conhecido, você pode recorrer aos links patrocinados como o Google AdWords e Facebook Ads, que são direcionados exatamente para o público que você quer alcançar.
Por Exemplo: Se você vende produtos orgânicos, monte campanhas relacionadas às pesquisas para o público interessado em sustentabilidade, meio-ambiente e ecologia. Suas chances de encontrar clientes nestes segmentos é muito maior.
O mais importante aqui é montar uma estratégia de palavras-chave para que seus links patrocinados continuem respondendo às perguntas feitas nos buscadores. Direcione os links para páginas que se relacionem diretamente com a pesquisa e respondam às perguntas que foram feitas, de outra forma seu visitante ficará perdido e sairá de seu site imediatamente, aumentando sua “taxa de rejeição” e provavelmente não voltará mais.
Palavras-chave, SEO, taxa de rejeição, Leads, tudo isso é muito novo pra você, então confira abaixo…
Alguns termos que farão parte do seu cotidiano em marketing digital
Marketing Digital / Marketing Online – Todas as formas de atrair novos clientes para o seu negócio usando a internet, sejam de formas pagas ou gratuitas.
Inbound Marketing – O “novo marketing” é focado em atrair os potenciais clientes, conquistar sua confiança e direcioná-los para o momento da venda. A ideia é que o cliente venha até a empresa, ao invés de a empresa ir até o cliente. Para isso, usa a criação de conteúdos relevantes (Marketing de Conteúdo) e estratégias em meios digitais para atingir o seu público-alvo e construir um relacionamento com ele.
Outbound Marketing – Seria o marketing tradicional, em que empresas usam publicidade para “empurrar” seus produtos e serviços aos consumidores. Podemos dizer que é o “marketing de interrupção”, pois suas estratégias e canais não focam em um público específico. São exemplos: comerciais de TV e outdoors, por exemplo.
Marketing de Conteúdo – Parte do Inbound Marketing, é baseado em atrair o interesse dos consumidores por meio da produção de conteúdo relevante para o público-alvo, por esse motivo pode-se dizer que é um “Marketing de Atração Digital” (MAD).
Lead – Pessoa que deixou seus dados em um formulário de conversão e demonstrou interesse na sua empresa, produtos ou tema de mercado, podendo ser considerado um potencial cliente Por meio de relacionamento, ele pode caminhar pelo Funil de venda até que se torne um cliente.
Segmentação de Leads – Para otimizar os resultados de ações de relacionamento como o envio de email marketing, é indicado segmentar a base de contatos de acordo com um determinado critério. Por exemplo: clientes de uma região ou de um setor do mercado podem receber disparos focados para a sua realidade.
SEM – A sigla para Search Engine Marketing. O SEM é um conjunto de estratégias de marketing com o objetivo de promover um site nas páginas de resultados dos buscadores, como Google, Yahoo, etc. Geralmente o SEM é dividido entre SEO (otimização para o site aparecer na Busca Orgânica) e anúncios em Links Patrocinados, como o Google Adwords
SEO – É a sigla para Search Engine Optimization (otimização para buscadores). SEO é o conjunto de técnicas, estudos e métodos que visam melhorar o posicionamento das páginas de um site em mecanismos de busca como o Google.
Links Patrocinados – São anúncios pagos exibidos com destaque em páginas de resultados de uma busca ou em sites afiliados (rede de Display). Em muitos casos o termo é usado como sinônimo do Google Adwords. Na página de resultados, são exibidos de acordo com as palavras-chave usadas na busca e na rede de display, de acordo com o tema relacionado.
Pagamento social – Modalidade em que o usuário faz uma postagem em uma mídia social em troca de uma oferta. Isso ajuda a disseminar determinado conteúdo com mais rapidez.
Palavra-chave – Pode ser a palavra (ou as palavras) que resume o tema principal de um texto, frase, parágrafo etc. Em SEO, é baseado nesses termos que são feitos os esforços de otimização de uma página. Em um texto sobre uma nova versão light para ração de cachorro, a palavra-chave pode ser “ração light para cachorro”. Palavra-chave também é utilizado para indicar os termos que o usuário utiliza ao fazer uma busca no Google.
CTA – Call to Action – A tradução literal seria “chamada para ação”. São comandos passados aos usuários para que eles realizem uma ação esperada pela empresa. Podem ser botões, banners ou mesmo textos com links. Em geral, utilizam verbos no imperativo. Exemplos: “clique aqui” e “aproveite essa oferta”!
Landing Page – O termo (página de aterrisagem) pode representar qualquer página que sirva como porta de entrada de um visitante do seu site. No entanto, no contexto de Marketing Digital costuma ser mais utilizada como uma página criada com um propósito específico de conversão. O caso mais comum é a página com o formulário para conversão de visitantes em Leads.
Conversão – Realizar a ação que a empresa deseja que o usuário realize. Exemplos: preencher um formulário, realizar uma compra, assinar um teste, baixar um eBook, etc.
Taxa de Rejeição – Bounce Rate – É um percentual e indica quantos visitantes acessaram uma única página do seu site e em seguida saíram, sem continuar a navegação em uma próxima página. Cada vez que isso acontece, é contabilizada uma rejeição, talvez porque o visitante não encontrou o que queria, ou porque não viu nada atrativo, além do que o conteúdo que veio olhar.
ROI – Sigla para Return on Investment (Retorno sobre Investimento, em português). É a relação entre o dinheiro ganho (ou perdido) e o que foi investido em seus esforços de marketing.
Parte deste glossário é de autoria da Resultados Digitais, experimento e também o Glossário Interativo da IPV (Portugal)
Pronta pra começar seu Marketing Digital?
Agora que você já viu os 7 passos para colocar com sucesso seu negócio na Internet, coloque em prática o quanto antes. Se tiver dúvidas, não esqueça que estamos ao seu dispor para tirar suas dúvidas, basta entrar em contato.
Se você quiser desenvolver sua estratégia com acompanhamento personalizado, procure nosso Curso Presencial de Empoderamento Digital. Ficaremos honrados em contar com sua participação e ajudar a construir juntos sua história de sucesso online.