Como Fazer Um Curriculum Vitae (CV)
Para muitas pessoas a experiência do primeiro emprego, page ou da busca de uma nova carreira, pode ser assustadora. Neste momento é essencial deixar a o medo de lado e manter a objetividade para deixar que nosso CV fale por nós. Aqui você encontrará dicas peciosas de Como Fazer Um Curriculum Vitae.
Antes de Começar
Não se apresse na tarefa de fazer seu CV, a arte de Como Fazer Um Curriculum Vitae está nos detalhes. Antes de “meter a mão na massa” precisamos verificar se temos todos os ingredientes e a receita. Veja aqui algumas dicas para já começar acertando:
Juntando os Ingredientes
A primeira coisa que você deve fazer para começar a montar seu currículo é juntar todas as informações. Busque seus diplomas, cursos, datas, carga horária, e todas as informações que podem ajudar a contar suas história. Neste momento não ignore nada, logo mais veremos que é realmente interessante para cada caso.
A Primeira Impressão…
Seu curriculum vitae é, na maioria das vezes, sua carta de apresentação, ou seja a primeira impressão que seu futuro empregador tem de você. Coloque as informações de forma clara e organizada, um belo CV com dados bem distribuídos passa uma excelente boa impressão. Voltaremos a falar disso mais adiante, mas tenha isso em mente desde já.
Redação
Uma boa redação é essencial neste primeiro momento, pois erros de gramática e ortografia normalmente desqualificam imediatamente um candidato. Você não precisa lembrar de todas as aulas de português, mas é bom revisar o novo acordo gramatical.
Palavras-Chave
Seu CV estará concorrendo com vários outros pela mesma vaga, então como fazer um curriculum vitae que se sobressaia em meio a tantos outros? Use palavras-chave que chamem a atenção do avaliador, use negrito nas palavras que deseja destacar, mas sem exageros.
Menos é Mais
Mencione suas experiências essenciais e mais significativas para o desempenho da função, seja objetivo e assertivo. Você terá a oportunidade de detalhar conforme necessário durante a entrevista pessoal. O segredo é resumir – tenha todas as informações em, no máximo, duas folhas.
A Impressão no Papel
O papel usado para a impressão do seu CV não faz muita diferença, pois muitos vão pra lixeira mesmo. No entanto, a qualidade da impressão deve estar impecável: nítida, sem rasuras ou borrões e sem dobras ou amassados. O cuidado com a sua apresentação e entrega da sua candidatura já dizem muito sobre você.
Como Fazer Um Curriculum Vitae
> A Receita
Coloque os dados em seu CV exatamente nesta ordem, pois é desta forma que os recrutadores estão esperando encontrar as informações. Qualquer mudança neste processo pode gastar mais tempo dele/dela tentando decifrar suas informações e isso pode até descartar sua candidatura. Então, não precisa “reinventar a roda”.
Identificação
Esta é o cabeçalho do seu CV, a primeira informação que seu avaliador verá, então coloque seus dados na seguinte ordem de destaque:
- Nome Completo
- Dados de contato
- Nome da Vaga (como foi anunciada)
Carta de Apresentação
Por mais que o nome “carta” possa indicar, desenvolva apenas um breve parágrafo apresentando suas intenções e principais qualificações. Use o bom senso para não parecer arrogante ou pedante, mas ressalte os seus pontos positivos para o desempenho da função oferecida na vaga.
Formação Acadêmica
Comece pelo curso mais recente, informando a instituição e ano de conclusão do curso e em seguida mencione os cursos anteriores da mesma cadeia de formação: Ex: Doutorado > Mestrado > Pós-graduação > Graduação. Caso ainda não tenha graduação, mencione o último grau de educação alcançado. ex: Ensino Médio. Aqui só coloque sua educação formal, os outros cursos e treinamentos vão mais abaixo, em Cursos Complementares.
Histórico Profissional
Coloque uma lista das empresas que atuou informando, sempre do mais recente para o mais antigo:
- Nome da Empresa + Período de Contratação
- Cargos Ocupados enquanto esteve na Empresa + Tempo em cada função
Idiomas
Informe cada idioma e o grau de compreensão/fluência escrita e falada. Nem sempre temos uma noção exata de nosso conhecimento, pois esta auto-avaliação pode ser muito subjetiva. Se possível, faça um teste de avaliação em uma escola de idiomas de confiança para ter uma noção exata de sua aptidão.
Tecnologias
Separe um espaço para informar suas habilidades no uso de computadores, softwares e internet. Sempre mencione os aplicativos que você usa e podem ser relevantes para o desempenho da função.
Cursos Complementares
Coloque aqui todos os cursos e treinamentos que sejam relevantes para a vaga em questão e/ou com seus objetivos profissionais. Informe o Nome do curso, Entidade onde realizou, Carga horária e Data de realização.
Viagens
Assim como nos cursos, informe apenas as viagens que tenham alguma relação com sua formação profissional ou que renderam experiências construtivas para sua carreira.
Links
Caso seu currículo esteja disponível na internet, coloque na última linha o link para acessá-lo, desta forma quem está avaliando seu CV poderá acessar suas informações mais completas e atualizadas. A propósito, se você não tem um perfil no LinkedIn faça o seu agora mesmo. Ex: br.linkedin.com/in/djio.
Mãos à Obra!
Agora que você já sabe como fazer um Curriculum Vitae, espero que você possa encontrar grandes oportunidades para sua carreira. E para te ajudar, aqui vai de presente um Editor Online de Curriculum Vítae para você começar, basta preencher os seus dados, imprimir com qualidade e encaminhar para seu futuro empregador.
Fontes: Veronica Winter e Site Administradores