Pensar na estratégia ou continuar na operação? Veja como se preparar para diferentes fases do seu negócio
Saber o momento de delegar, formar novos líderes ou pensar na estratégia é um grande desafio para quem está crescendo. Nesse bate-papo, Marcos Arruda conta o que aprendeu empreendendo a Moneto.
O fundador que colocava a mão na massa, hoje precisa ser o líder que delega. O empreendedor que amava a operação, agora está pensando na estratégia. Cada etapa do seu negócio vai exigir de você um novo papel.
Então, como posso me adaptar a essa constante evolução?
Convidamos o empreendedor Marcos Arruda, da Moneto, para um bate-papo online com a Maria Fernanda Musa, do time de Apoio a Empreendedores da Endeavor. Com tantos anos de jornada, Marcos é um verdadeiro empreendedor serial: fundou diversas startups desde a faculdade e chegou a vender algumas delas a gigantes como PagSeguro e Site Blindado. Hoje, enfrenta o desafio de gerir a Moneto, uma scale-up que figura entre as fintechs que mais crescem no país.
Confira abaixo a transcrição do bate-papo ou dê o play no vídeo, diretamente no Facebook.
Quais são os indicadores que o empreendedor pode observar de que é hora de sair do tático para focar no estratégico?
Quando começa seu negócio, você é tudo: o Financeiro, o Marketing, a pessoa que vende e faz a pós-venda. Você faz de tudo um pouco. Essa característica é muito operacional. Você está movido pela execução, não por um plano estratégico.
O estratégico vem à tona quando as pessoas começam a te fazer a pergunta mágica: em três anos, onde você gostaria de estar? Nesse momento, você lida com perguntas que, até então, não estava habituado e que vêm de fora para dentro: de um parceiro, colaborador, mentor ou cliente.
Desde o começo do negócio você precisa ter essa visão de onde quer chegar?
Com certeza. Por um simples motivo: o seu time te cobra isso. As pessoas acordam, vão trabalhar e querem saber para onde estão indo, qual será o futuro delas. Por essa razão, o empreendedor tem a necessidade de criar a visão e …