Site responsivo – Google valoriza designs otimizados para dispositivos móveis
Post original escrito por Doantam Phan, gerente de produtos Google em 04 de novembro de 2016
Hoje em dia, a maioria das pessoas está pesquisando no Google usando um dispositivo móvel. No entanto, nossos sistemas de classificação ainda analisam a versão para desktop do conteúdo de uma página para avaliar sua relevância para o usuário. Isso pode causar problemas quando a página para celular tem menos conteúdo que a página para computador, porque nossos algoritmos não estão avaliando a página real vista por um pesquisador para celular.
Para tornar nossos resultados mais úteis, iniciamos experimentos para tornar nosso índice móvel primeiro. Embora nosso índice de pesquisa continue sendo um único índice de sites e aplicativos, nossos algoritmos acabarão por usar principalmente a versão móvel do conteúdo de um site para classificar páginas desse site, entender dados estruturados e mostrar trechos dessas páginas em nosso resultados. É claro que, embora nosso índice seja construído a partir de documentos móveis, continuaremos a criar uma ótima experiência de pesquisa para todos os usuários, sejam eles de dispositivos móveis ou de desktop.
Entendemos que essa é uma mudança importante em nossa indexação e que levamos a sério. Continuaremos experimentando cuidadosamente nos próximos meses em pequena escala e intensificaremos essa alteração quando tivermos certeza de que temos uma ótima experiência do usuário. Embora estejamos apenas iniciando esse processo, aqui estão algumas recomendações para ajudar os webmasters a se prepararem à medida que avançamos em direção a um índice mais focado em dispositivos móveis.
Site responsivo, mobile-first, mobile-friendly – Como se preparar
- Se você possui um site responsivo ou um site de veiculação dinâmico, em que o conteúdo e a marcação principais são equivalentes em dispositivos móveis e computadores, não é necessário alterar nada.
- Se você tiver uma configuração de site em que o conteúdo e a marcação principais sejam diferentes em dispositivos móveis e computadores, considere fazer algumas alterações no site.
- Certifique-se de fornecer marcação estruturada para a versão para computador e para celular.
Os sites podem verificar a equivalência de sua marcação estruturada em computadores e dispositivos móveis digitando os URLs de ambas as versões na Ferramenta de Teste de Dados Estruturados e comparando a saída.
Ao adicionar dados estruturados a um site móvel, evite adicionar grandes quantidades de marcação que não são relevantes para o conteúdo de informações específicas de cada documento. - Use a ferramenta de teste robots.txt para verificar se sua versão para celular está acessível ao Googlebot.
- Os sites não precisam fazer alterações em seus links canônicos ; continuaremos usando esses links como guias para fornecer os resultados apropriados a um usuário que pesquisa no computador ou no celular.
- Certifique-se de fornecer marcação estruturada para a versão para computador e para celular.
- Se você é proprietário de um site que apenas verificou o site para computador no Search Console, adicione e verifique sua versão para celular .
- Se você tiver apenas um site para computador, continuaremos a indexar seu site, mesmo que estejamos usando um agente de usuário móvel para visualizá-lo.
Se você estiver criando uma versão móvel do seu site, lembre-se de que um site funcional para desktop pode ser melhor do que uma versão móvel quebrada ou incompleta do site. É melhor criar seu site para celular e iniciá-lo quando estiver pronto.
Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco através dos fóruns para webmasters ou de nossos eventos públicos . Prevemos que essa alteração levará algum tempo e o atualizaremos à medida que progredirmos na migração de nossos sistemas.
Atualização
A partir de 17 de maio de 2018 a maioria das solicitações de rastreamento do Google para os sites já são feitas com um rastreador para dispositivos móveis.
Precisa de ajuda para melhorar o design ou proteger seu site? » 360°Sites
Compartilhe este artigo com seus amigos e comente abaixo suas experiências de melhora com SEO usando um site responsivo.